1. BRASIL
O sonho de muitos fãs do futebol se concretizou, após mais de 60 anos, a Copa do Mundo volta aos territórios brasileiros, e com o título da Copa das Confederações – em cima da fortíssima Espanha – o Brasil entra como favorito absoluto pela qualidade individual dos seus atletas, pela força coletiva do seu elenco e por estar diante de sua torcida.
Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari
4-3-3
Pontos Fortes
A força ofensiva do Brasil é assustadora! Os volantes saem muito para o jogo, especialmente Paulinho que costuma infiltrar em velocidade como um elemento surpresa. Oscar é uma meia habilidoso, veloz e com uma leitura de jogo fantástica.
Pelas pontas temos a força física de Hulk que joga tanto dentro como fora da área, assim como um dos maiores valores individuais do futebol individual: Neymar. A jóia rara do Barcelona, apesar de ocupar mais a parte esquerda do campo, pode flutuar e ser um elemento importante para as variações táticas do técnico Felipão.
Ofensivamente é uma seleção de grande destaque. Dificilmente deverá fechar 90mins com o placar zerado. Não deve-se deixar de lado o fato de jogar diante os seus torcedores, que irá contar como um “fator casa” que no mundo do futebol faz, sim, muita diferença.
Pontos fracos
Como diria um certo professor de escolinha de futebol: “No Brasil a molecada quer é atacar, ir para frente e meter gol. Poucas são as crianças que querem cumprir um papel defensivo.”
Nada mais verdadeiro! Basta olhar a formação brasileira na imagem acima. No meio de campo, o único volante que guarda posição é Luís Gustavo. Na linha de defensores, os laterais são Daniel Alves e Marcelo, extremamente ofensivos, tanto que não raramente fazem função de alas ou meias em seus respectivos times: Barcelona e Real Madrid.
Portanto, basta um ataque não coordenado em bloco para que a nossa defesa fique completamente desprotegida para contra-ataques pelas laterais.
A formação 4-3-3 proposta por Felipão está alinhada com a filosfia ofensiva da equipe, porém deve-se tomar cuidado em não tornar o time previsível ao trazer as suas jogadas sempre para as laterais do campo.
Destaque do Brasil
Neymar é o cara do Brasil, não há como negar. O jovem atacante que surgiu da base do Santos vem conquistando o mundo e arrancando elogios da imprensa espanhola. Jogador versátil, veloz, driblador, com grande poder ofensivo e capacidade de decidir a qualquer momento
2. INGLATERRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário